Fruta de Rossas – Venda na estrada em risco de extinção

14 de Outubro de 2010

em Arouca

Sobre o assunto já se debruçou a Assembleia Municipal. O Jornal de Notícias do passado dia 30 deu ao problema visibilidade nacional.
De facto há mais de três décadas que os agricultores da freguesia de Rossas, Arouca, fazem das bermas da EN224 a montra para venda dos seus produtos. Agora, a colocação de rails ameaça acabar com a tradição, pondo em risco o meio de subsistência de várias famílias.
As protecções de metal foram colocadas pela Estradas de Portugal. Não há berma, zona de estacionamento temporário, área de merendas ou escapatória da via que não estejam vedadas.
Atente-se no que disseram alguns dos vendedores:
“intervenção não faz sentido e só nos prejudica”,
“Os clientes também não vão ter onde estacionar e não vamos ter possibilidade de vender os nossos produtos. Isto vai prejudicar a freguesia”,.
“Agora é que vai começar a haver acidentes, porque fecharam a estrada dos dois lados das bermas. Se houver avarias num autocarro ou noutra viatura não há onde estacionar o trânsito vai ficar todo parado”,
 “Não tem jeito nenhum e não vai prejudicar apenas os comerciantes. Se um carro avariar na rua, como vai ser?”…Primeiro tiraram-nos as cotas para o leite, depois o gado, agora até a pouca fonte de rendimento que nos resta nos querem tirar. Vamos viver de quê?,
Depois o Presidente da Câmara:
“Fomos apanhados de surpresa”… “o projecto inicial não previa estes fechos”… “não foi a mais correcta”… “há receptividade para se reavaliar o assunto”.
Vale a pena pensar um pouco em tudo isto. Sobretudo nas palavras do edil arouquense que mais uma vez foi apanhado distraído! Há coisas que não se entendem!

Anterior:

Seguinte: